Adquiriu uma porta rápida e não sabe como funciona a manutenção? Cansou de portas manuais que quebram ou travam com muita facilidade? Dúvidas sobre quanto tempo é necessário para arrumar uma porta rápida após uma batida, colisão ou incidente? Saiba que este artigo é para você!
Na rotina diária de indústrias, supermercados e outros estabelecimentos comerciais, portas estragadas ou equipamentos com defeito são sinônimos de problemas na linha de operação.
No caso de uma porta que fica em um ambiente específico como uma câmara de frigorífico, por exemplo, a demora na manutenção pode trazer vários malefícios como a perda de produtos, além do desperdício de energia, altos custos de operação e prejuízos financeiros.
Por isso, entender como funciona o conserto de portas rápidas, manuais ou automáticas é muito importante para evitar todos esses problemas. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Diferenciais da porta rápida
Ao contrário de uma porta manual, a porta rápida é um produto diferenciado por proporcionar uma série de vantagens no dia a dia como eficiência energética, produtividade e economia.
Isso só é possível porque as portas rápidas são desenvolvidas com o objetivo de tornar os sistemas de abertura e proteção dos ambientes mais inteligentes e eficazes. São diferenciais de uma porta rápida:
- Instalação simples e fácil;
- Sistema de operação inteligente: com motor, comando de frequência, entre outros dispositivos;
- Alta capacidade de vedação: menos contaminação do ambiente externo e menor perda de energia;
- Fácil de limpar: fabricadas com matéria-prima como PVC, não acumulam tanta sujeira e são fáceis de higienizar;
- Sistema auto reparável: as portas rápidas, geralmente, possuem um sistema de retorno automático nas guias laterais em caso de batidas e acidentes.
Manutenção da porta rápida: como fazer
Agora que você já sabe como funciona a estrutura de uma porta rápida, o entendimento da manutenção fica mais fácil. No cotidiano de uma fábrica, não é incomum que uma empilhadeira ou máquina gere uma colisão acidental em uma porta rápida devido ao fluxo intenso de operação.
Nessas horas, todo mundo sabe que a demora da manutenção é proporcional a perda de produtividade e reflete em toda a operação. Se isso acontecer na sua empresa e o ambiente for equipado com uma porta rápida, não entre em pânico, afinal a porta é autorreparável e você mesmo (a) pode fazer a manutenção. Confira o passo a passo a seguir!
1. Certifique-se do modelo da porta
Geralmente, as portas rápidas possuem um padrão de autorreparo semelhante, mas não custa nada certificar-se do modelo da sua e conferir o manual. Este documento é entregue na hora da aquisição da porta e pode ser muito útil em uma situação de emergência.
2. Acione o botão de abertura da porta
Uma porta rápida autorreparável é caracterizada pela capacidade de voltar a funcionar normalmente de forma ágil. Basta acionar o sistema de abertura da porta e, assim, reiniciar o ciclo de abertura/fechamento.
Nas portas rápidas 601 da Inovadoor, um dos diferenciais é a presença da botoeira cogumelo na lateral da porta. Quando o operador toca neste acessório, a porta abre e volta ao normal em pouco tempo. Não é preciso nenhum tipo de intervenção técnica complexa. Simples assim!
3. Use os recursos tecnológicos da porta
A tecnologia é uma marca registrada das portas rápidas, em geral, e você pode usar os mecanismos ao seu favor tanto para eventuais consertos quanto para reforçar a segurança da operação na hora de abrir e fechar a porta.
As portas rápidas da Inovadoor são projetadas para proporcionar um excelente custo benefício na operação. Prova disso são os recursos tecnológicos mais comuns no produto:
- Sensor fotoelétrico: com essa peça, os movimentos da porta são monitoramentos e caso haja qualquer parada da porta, a reabertura é automática;
- Comando inteligente: as portas rápidas contam um sistema integrado de gerenciamento de todos os sensores de segurança que são acionados em caso de qualquer acidente com o objetivo de proteção;
- Botoeira: as botoeiras ficam na lateral da porta rápida e podem ser acionadas a qualquer momento para reabertura e ativação do modo de auto reparo;
- Cordão pingente: esse acessório pode ser puxado a qualquer momento de forma manual caso a porta trave ou saia das guias laterais, fazendo com ela volte aos eixos, sozinha.
A Inovadoor
Uma porta rápida de qualidade é sinônimo de maior aproveitamento no trabalho e manutenção de qualidade sem gastos excessivos e perda de tempo. Contudo, o processo de manutenção só é 100% proveitoso quando as portas rápidas possuem qualidade comprovada no mercado.
A Inovadoor atende uma carteira de clientes nacionais e internacionais em nichos que vão desde o varejo super atacadista até as indústrias farmacêuticas e áreas frigoríficas. Todos os modelos de portas rápidas são fabricados com elementos que facilitam a manutenção automática e também é possível personalizar a porta rápida de acordo com as necessidades de cada projeto.
Além disso, os especialistas técnicos da Inovadoor estão prontos para fornecer orientações para cada projeto.
Quer saber mais sobre a manutenção de uma porta rápida? Converse com nossos especialistas!